segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Auto dos Danados


            ... Retirado dos meus "registos" ...
O “Auto dos Danados” do Lobo Antunes é realmente um livro com um texto denso, por vezes até confuso, embora num estilo que sempre me agradou pelos trocadilhos que introduz, colocando simultaneamente diversas situações e pessoas a exprimirem-se, pelo que só com muito cuidado e atenção se consegue atingir a finalidade do texto. Se é que existe… pois vezes há em que tudo é confuso e, ao fim das quase 150 páginas que já li, ainda não encontrei um fio concreto na história narrada. Apenas personagens soltas, factos que “quase se interligam” mas sem que eu possa adivinhar a realidade. O que não tenho dúvida é que gosto da sua maneira de escrever, muito directa, às vezes até bruta, saltando de um para outro assunto, transgredindo uma ou outra regra gramatical, mas numa sequência harmoniosa de palavras.
Quando encontro textos que me agradam (e tantas vezes isso tem acontecido…) paro uns momentos e começo a pensar como sou pequenino e simples naquilo que tento escrever. Por vezes até posso ter algumas ideias engraçadas ou curiosas mas… não sou capaz de as transmitir para o computador ou papel em modo fiel com esse pensamento. Faltam-me as palavras essenciais, falta-me a expressividade e nitidez de exposição, aliás assunto que já uma vez comentei com o A... e nele admiro. Saber escolher as palavras próprias para relevar sentimentos que se sentem.


Sem comentários: